A questão da Sustentabilidade na atividade turistica ainda esta bastante dintante de ser uma realidade concreta, pois, vemos um poder público fraco, desinteressado em fazer algo a favor desta temática, pois isso, mexe com interesses econômicos de algumas pessoas, por outro lado temos um setor privado extremamente capitalista e alienado, que em sua maioria ainda não percebeu que aliar o seu produto com atitudes e ações sustentavel gerará em curto e médio prazo muito mais lucros do que apenas o usufruto do meio ambiente e de seus recursos, que em pouco tempo acaba e ele tem que mudar seus negócios para outra localidade ainda não afetada, sem falar na comunidade que ainda não sabe exigir seus direitos, não sabe como participar deste processo que embora não seja novo, mas para muitos é ainda novidade e que requer politicas públicas efetivas, profissionais qualificados para se trabalhar esta questão e fundamentalmente a mudança de mentalidade do poder público e privado na luta conjunta para que atividades como a Turistica seja uma das que propíciem desenvolvimento e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas como um todo.
O turismo realizado de forma correta é um catalisador do desenvolvimento sustentável, dinamiza a economia local agregando renda à população envolvida, preserva e valoriza a cultura da comunidade e contribui para a conservação da natureza. É de extrema importância que essa sustentabilidade seja impressa no conceito de desenvolvimento, porém este conceito não está no exercício da pratica da sociedade. A falta de conhecimento e aceitação para a implementação do Turismo Sustentável se faz presente na falta de vontade pública e também de empenho da sociedade local. Para o Desenvolvimento do Turismo de uma região é necessário que os diversos setores (governamental, empresários e sociedade civil) estejam preparados e estruturados para realizar a gestão do turismo de forma sustentável.
Isso requer sensibilização, formação e capacitação de pessoas; incentivo do Poder Público e de empresas e; envolvimento da sociedade. Requer também ações práticas que ajudem a manter belas a paisagens (seja recolhendo o lixo ou plantando flores, por exemplo), a valorizar a cultura local, a distribuir melhor a renda de seus habitantes.
A relação entre o meio ambiente e o turismo é conflituosa, visto que sempre existe degradação ambiental, imposição de valores externos, extinção de atividades econômicas de ditas menos importantes. Daí a necessidade de sempre se encontrar alternativas que promovam a sustentabilidade do local, sem que o espaço físico e sócio-cultural seja devastado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário