domingo, 17 de outubro de 2010

Sensibilização e mobilização para o turismo


Para sensibilizar deve haver um envolvimento da comunidade junto à atividade turística, para que tenha possa tomar consciência de como ela se processa e suas conseqüências no contexto inserido.
A multiplicidade de atores possibilita o desenvolvimento do turismo sob a premissa da inclusão social e da cidadania com perspectivas da qualidade de vida da comunidade participante.
É necessário que haja uma política de turismo séria e planejada, condizente com a realidade do país e de sua população, sendo fundamental lembrar a importância da sensibilização, porque quando se resolve trabalhar com a atividade turística em um determinado local e, fazer dela um instrumento de desenvolvimento e conseqüente geração de renda para o local é necessário que todos os envolvidos assumam responsabilidades sobre o desenvolvimento de seu local turístico, ou seja, os atores sociais devem se mobilizar para que juntos, possam buscar o desenvolvimento sustentável do turismo.
A questão da Sustentabilidade na atividade turistica ainda esta bastante dintante de ser uma realidade concreta, pois, vemos um poder público fraco, desinteressado em fazer algo a favor desta temática, pois isso, mexe com interesses econômicos de algumas pessoas, por outro lado temos um setor privado extremamente capitalista e alienado, que em sua maioria ainda não percebeu que aliar o seu produto com atitudes e ações sustentavel gerará em curto e médio prazo muito mais lucros do que apenas o usufruto do meio ambiente e de seus recursos, que em pouco tempo acaba e ele tem que mudar seus negócios para outra localidade ainda não afetada, sem falar na comunidade que ainda não sabe exigir seus direitos, não sabe como participar deste processo que embora não seja novo, mas para muitos é ainda novidade e que requer politicas públicas efetivas, profissionais qualificados para se trabalhar esta questão e fundamentalmente a mudança de mentalidade do poder público e privado na luta conjunta para que atividades como a Turistica seja uma das que propíciem desenvolvimento e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas como um todo. 



O turismo realizado de forma correta é um catalisador do desenvolvimento sustentável, dinamiza a economia local agregando renda à população envolvida, preserva e valoriza a cultura da comunidade e contribui para a conservação da natureza. É de extrema importância que essa sustentabilidade seja impressa no conceito de desenvolvimento, porém este conceito não está no exercício da pratica da sociedade. A falta de conhecimento e aceitação para a implementação do Turismo Sustentável se faz presente na falta de vontade pública e também de empenho da sociedade local. Para o Desenvolvimento do Turismo de uma região é necessário que os diversos setores (governamental, empresários e sociedade civil) estejam preparados e estruturados para realizar a gestão do turismo de forma sustentável.
Isso requer sensibilização, formação e capacitação de pessoas; incentivo do Poder Público e de empresas e; envolvimento da sociedade. Requer também ações práticas que ajudem a manter belas a paisagens (seja recolhendo o lixo ou plantando flores, por exemplo), a valorizar a cultura local, a distribuir melhor a renda de seus habitantes.
A relação entre o meio ambiente e o turismo é conflituosa, visto que sempre existe degradação ambiental, imposição de valores externos, extinção de atividades econômicas de ditas menos importantes. Daí a necessidade de sempre se encontrar alternativas que promovam a sustentabilidade do local, sem que o espaço físico e sócio-cultural seja devastado.

Turismo e Sustentabilidade

Os conflitos ocorrem devido a falta de objetivo comum a ser alcançado. Dentro deste contexto encontramos três grupos atuantes: Estado, sociedade e mercado.
O progresso ocorre quando estes grupos conseguem definir os objetivos e ações a serem tomadas para conseguir dentro do possível o melhor para cada esfera. Como cada grupo tem seu interesse e por consequência este interesse acaba sendo sua prioridade (infelizmente individual e não de todos), há as divergências das ações que devem ou não ser efetivadas.

Turismo e desenvolvimento sustentável nem sempre andam juntos acredito que essa relação é falaciosa porque, em nome dos benefícios econômicos, questões sociais foram negligenciadas, atrocidades ao meio ambiente foram cometidas e a cultura de populações nativas foi descaracterizada. A possibilidade de que um bom planejamento do turismo possa constituir-se em uma alternativa de gerar desenvolvimento local com benefícios para a região receptora.O planejamento deve contemplar maior articulação entre os atores do campo de turismo de forma a estreitar seus laços e elevar o nível de contribuição em torno do desenvolvimento.A preocupação reside, portanto, no balanço dos impactos causados pelo turismo, decorrente da gestão adotada e do processo de planejamento e desenvolvimento, em que a sociedade, as empresas e o Estado devem ter papel importante.
O poder é exercido em nome dos cidadãos por autoridades que eles próprios elegeram. A cidadania é considerada um atributo central do processo de democracia, onde as pessoas têm os mesmos direitos e deveres, apesar do aparente paradoxo de que o
 
status político vem em conjunção com o sistema econômico baseado em desigualdades econômicas e que a igualdade não está baseada na natureza humana, onde as diferenças sempre existirão. Entretanto, a identidade comum é uma construção política e jurídica necessária para assegurar a coesão natural entre indivíduos integrados na comunidade e que torna legítimo o exercício político do poder.